domingo, 7 de junho de 2009

CAD pode melhorar sensibilidade dos exames com TCMD




CAD pode melhorar sensibilidade dos exames com TCMD

A tecnologia CAD (sigla em inglês para detecção auxiliada por computador) pode aumentar a sensibilidade dos radiologistas na detecção de nódulos de pulmão sólidos com mais de 4 mm, durante os estudos de peito com a TC multidetectora, de acordo com uma pesquisa publicada na edição de outubro de American Journal of Roentgenology.

"No contexto da comparação temporal dos exames de imagens da TCMD, a sensibilidade na detecção de nódulos de pulmão > 4 mm aumentou significativamente (p < 0,025) com a CAD sem comprometer o tempo de leitura," escreveu uma equipe de pesquisa do Hospital Pitié-Salpêtrière, de Paris, e da R2 Technology (hoje parte da Hologic, Bedford, E.UA.).

Para avaliar a detecção, o rastreamento e a leitura destes nódulos usando a CAD, os pesquisadores estudaram 54 pares de exames de peito com TCMD de baixa dose. Os exames foram coletados de uma população de 33 adultos que participavam o estudo piloto de exames Depiscan Francês (AJR, October 2007, Vol. 189:3, pp. 948-955).

Todos os estudos de TC foram realizados em um escâner TC LightSpeed de 16 slices (GE Healthcare, Chalfont St. Giles, U.K.), com parâmetros de aquisição de 100-120 kVp, 100-209 mA, com uma rotação de tubo de 700 mseg e um pico de 1,3. Foi usada uma grossura de fatia efetiva de 1,25 mm, com um intervalo de reconstrução de 0,6 mm, de acordo com a equipe de estudos. Não foi empregado qualquer material de contraste.

Dois radiologistas de peito, em consenso, estabeleceram que 25 exames continham 52 nódulos maiores que 4 mm. Os exames pareados foram, então, interpretados na versão 2.0 da estação de trabalho de CAD TC ImageChecker (Hologic), para detecção e rastreamento de nódulos de pulmão, antes e depois do uso da CAD. Um subconjunto de 33 pares de exames foram, posteriormente, lidos na estação de trabalho clínica usada na prática diária, com os resultados comparados com a estação de trabalho CAD, para avaliar o tempo de leitura.

Os pesquisadores descobriram que após o uso da CAD, a sensibilidade de detecção de nódulos foi aumentada em 9,6% para um leitor e em 23% para o outro. O uso da CAD também levou à correta identificação de um câncer que foi inicialmente omitido por um radiologista.

O tempo de leitura genérico foi comparável em ambos os radiologistas nas estações de trabalho CAD e clínica. Os leitores levaram em média de quatro a cinco minutos por caso para ler os exames pareados na estação CAD e de seis a oito segundos por marca CAD, de acordo com os pesquisadores.

O sistema CAD equiparou-se, com sucesso, em 91,3% com os nódulos detectados em ambos os exames e a taxa genérica de avaliação de crescimento CAD disponível foi de 54,9% de todos os pares de nódulos.

Os pesquisadores reconheceram várias limitações em seu estudo, incluindo a limitação da definição de nódulo para nódulos sólidos não calcificados maiores que 4 mm. Além disso, o software CAD não é desenvolvido para detectar opacidades de vidro fosco; 7 dos 33 pacientes tinham uma opacidade de vidro fosco maior que 4 mm, que não foi detectada pelo sistema CAD. Também, a base de dados usada no estudo consistiu de um número limitado de exames temporais com um número pequeno de nódulos maiores que 4 mm.

"Mas, apesar desta limitação, o impacto da detecção CAD foi estatisticamente significante," escrevem.

A sensibilidade de ambos os observadores na detecção de nódulos sólidos com 4 mm ou maiores em exames de peito com TCMD aumentou em 9,6% e 23% com a CAD, o que é estatisticamente significante (p = 0,025 e p = 0,0005, respectivamente).

"Este aumento na sensibilidade se deu no contexto da comparação temporal dos atuais e dos anteriores exames TCMD de baixa dose, em um programa de exames para câncer de pulmão e ocorreram sem comprometer o tempo de leitura," concluíram os autores. "Finalmente, o potencial da CAD para avaliar mais precisamente o crescimento de nódulos indeterminados pode provar-se útil na medida em que permite uma decisão mais antecipada de intervenção."

Nenhum comentário:

Postar um comentário