sábado, 6 de junho de 2009

Recomendações para prevenção e rastreamento de doenças em idosos


Recomendações para prevenção e rastreamento de doenças em idosos



Um artigo publicado na edição de 15 de julho do American Family Physician realizou uma revisão das recomendações para o rastreamento e a prevenção em cuidados primários de pacientes geriátricos.
Dra. Mary C. Spalding e Dr. Sean C. Sebesta, do Texas Tech University Health Sciences Center, El Paso, Texas, e colaboradores informaram que, em 50 anos, a população mundial acima de 60 anos aumentou de 8 para 10% e há uma expectativa para que esse crescimento chegue a 21% em 2050. Apesar de as pessoas acima de 65 anos serem raramente incluídas em pesquisas de tratamento preventivo, é importante fornecer esses serviços clínicos para essa população. Esse artigo proporciona uma revisão das causas de morte, diretas e indiretas e uma discussão de como comportamento, estado funcional, comorbidades e expectativa de vida podem indicar quem irá se beneficiar do tratamento preventivo e rastreamento geriátrico. À medida que a população envelhece, as decisões preventivas de saúde e as recomendações com relação a rastreamento tornam-se mais complexas. Em pacientes geriátricos, a mudança de comportamento pode modificar vários aspectos do risco de mortalidade.

As recomendações específicas para a prática clínica, todas com nível de evidência A, são as seguintes:

1-Todos os adultos devem ser estimulados a parar de fumar. Pequenas alterações nesse hábito refletem importantes melhorias na saúde; existem medicações que podem auxiliar o paciente a parar de fumar.
2-Todos os pacientes de risco coronariano devem fazer uso de ácido acetilsalicílico, que comprovadamente reduz os índices de mortalidade.
3-Todos os homens entre 65 e 75 anos de idade que já tenham tido o hábito de fumar devem fazer um rastreamento para aneurisma de aorta abdominal por ultra-sonografia.
4-Todas as mulheres acima de 65 anos devem manter o rastreamento através de mamografia, já que 2/3 das mortes relacionadas ao câncer de mama ocorrem nessa faixa etária.
5-O rastreamento do câncer colorretal deve ser iniciado aos 50 anos, porque a incidência desse tipo de câncer dobra a cada 7 anos, iniciando aos 50 anos de idade.
6-O rastreamento do colesterol é recomendado por diminuir as taxas de mortalidade em homens acima dos 35 anos e mulheres acima dos 45 anos que estão em risco aumentado para doença coronariana.
7-Os pacientes com hipertensão ou hiperlipidemia devem realizar acompanhamento para diabetes.

Os autores do artigo de revisão declaram que a maioria dos adultos idosos saudáveis gostaria que seu médico conversasse sobre expectativa de vida no contexto de testes de rastreamento de câncer. A decisão de realizar o rastreamento de doenças em pacientes idosos depende das comorbidades, do estado funcional e da expectativa de vida. Os médicos devem discutir os benefícios e malefícios potenciais do rastreamento individualmente, com cada paciente.

Fonte: Medscape

Nenhum comentário:

Postar um comentário