domingo, 31 de outubro de 2010

Nova regra de ressuscitação dá prioridade à massagem cardíaca




Nova regra de ressuscitação dá
prioridade à massagem cardíaca











Os médicos deram uma "ajudinha" para quem tem a difícil missão de ressuscitar uma pessoa que sofreu de parada cardíaca. De acordo com as novas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar, divulgadas nesta semana, a massagem cardíaca sem a respiração boca a boca é tão eficaz quanto os dois procedimentos em sequência, quando realizada por leigos.

Segundo a AHA (American Heart Association), órgão americano que divulgou as novas normas nesta segunda-feira (18), as chances de sucesso de uma pessoa que faz a massagem cardíaca corretamente são praticamente as mesmas de quem opta pela dobradinha, além de contar com a vantagem de se ganhar tempo – essencial no processo.

Fotos: veja como fazer a ressuscitação

Pela nova norma, a respiração deve ainda ser padrão para os profissionais de saúde, que sabem fazê-la com a qualidade e agilidade adequada.

Se a vítima da parada cardíaca não receber nenhuma ajuda em até oito minutos, a chance de ela sobreviver não passa de 15%. Já ao receber a massagem, a chance aumenta para quase 50% até a chegada da equipe de socorro, que assumirá o trabalho.

Pela nova norma, o leigo que se deparar com uma pessoa desacordada deve seguir cinco passos até que os paramédicos cheguem – antes eram pelo menos oito. O cardiologista Hélio Penna Guimarães, do Hospital do Coração, de São Paulo, mostra quais são.

- 1º. Antes de ajudar o desacordado, tenha certeza de que o lugar é seguro para você e para fazer o atendimento. Caso contrário, serão duas vítimas.

- 2º. Avalie o nível de consciência da vítima, vendo se está acordada e perguntando se está bem.

- 3º. Peça ajuda. Solicite a quem aparecer para ligar para o resgate e peça também para trazerem um DEA (Desfibrilador Externo Automático), geralmente localizado em aeroportos, rodoviárias e shopping centeres.

- 4º. Ver se a pessoa tem algum sinal de vida, se está respirando. Para isso, recline a cabeça dela, levantando levemente o queixo para cima. Chegue próximo ao rosto e sinta se há respiração, mesmo que espaçada. Se não houver, comece a massagem cardíaca.

- 5º. Conhecida no termo médico como compressão torácica, a massagem cardíaca deve ser realizada no meio do peito (entre os dois mamilos), com o movimento das mãos entrelaçadas (uma em cima da outra) sob braços retos, que devem fazer ao menos cem movimentos de compressão por minuto, de forma rápida e forte.

Os movimentos servem para retomar a circulação do sangue e, consequentemente de oxigênio, para o coração e o cérebro, interrompida quando o coração para. Não espere mais de dez segundos para começar a compressão e a faça até o resgate chegar, sem qualquer interrupção. Como demanda esforço físico, tente revezar com outra pessoa, de forma coordenada, se puder.

O cardiologista explica que a mudança se deu com o intuito de facilitar o processo e impedir que pessoas desistam de fazê-lo pelo receio de encostar sua boca na boca de desconhecidos.

- Algumas pesquisas nos Estados Unidos mostraram que o número de ressuscitações havia diminuído muito em cidades onde o número era alto, por causa do medo de contrair doenças pela boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário