quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aplicação da Apple facilita diagnóstico clínico

"Mobile MIM" já foi aprovado nos EUA e vai estar disponível em 34 países

Aplicação pode ser instalada no iPhone e no iPad

Os norte-americanos podem, a partir desta semana, conhecer o seu estado de saúde sem irem a um consultório, graças a uma nova aplicação que permite aos médicos terem acesso a exames dos seus pacientes através do telemóvel.

O "Mobile MIM", que para já só pode ser instalado no iPhone e no iPad, foi aprovado pela "Food and Drug Administration (FDA)", organização responsável pelo controlo sanitário nos Estados Unidos.

O programa dispõe de 14 idiomas e vai ser vendido nas lojas online da Apple em 34 países da Europa, Ásia, América do Sul e Médio Oriente.
Embora possibilite a observação de imagens criadas por tomografia computadorizada, ressonância magnética ou outras tecnologias de medicina nuclear, a FDA esclareceu que esta ferramenta "não tem o propósito de substituir os equipamentos convencionais e que a sua utilização é indicado apenas em casos cujo acesso a outras alternativas é limitado".

O "Mobile MIM" comprime as imagens registadas num hospital ou num consultório médico, transferindo-as de uma forma segura para a rede e enviando-as assim para outro telemóvel. O médico que as receber pode avaliá-las adequadamente, medir distâncias e valores de intensidade e ainda fazer anotações de interesse.

“Esta tecnologia proporciona aos especialistas a capacidade de verem as imagens de uma forma imediata e de realizar diagnósticos sem a necessidade de estar no consultório ou ter de esperar lá os resultados”, explicou William Maisel, da FDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário