quinta-feira, 7 de julho de 2011

Britânicos usam método de autópsia 'não-cirúrgica'

A tomografia computadorizada pode encontrar traumas, fracturas e sinais de doenças.


A tomografia computadorizada pode encontrar traumas, fracturas e sinais de doenças.
Uma equipa da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, desenvolveu um novo método de autópsia que dispensa grandes procedimentos cirúrgicos. A técnica envolve o uso de um aparelho de tomografia computadorizada (TC) e uma pequena incisão no pescoço e até agora obteve 80 por cento de acerto na determinação da causa da morte.

Uma autópsia convencional requer que o corpo seja aberto cirurgicamente para que os órgãos sejam examinados – o que não é permitido por alguns grupos religiosos. Os investigadores decidiram usar uma tomografia computadorizada para tentar encontrar traumas, fracturas e evidência de doenças cancerígenas no corpo, mas ainda é necessário fazer o corte no pescoço para examinar o coração mais profundamente.
Um cateter é inserido até chegar ao órgão, que é então injectado com ar e depois com um contraste. A TC é então utilizada para verificar a existência de doenças cardíacas. Até agora, a nova técnica já foi testada em 33 corpos e continuará a ser utilizada ao longo deste ano.

"A primeira coisa que precisamos é de uma base significativa de provas científicas para convencer nossos colegas patologistas e legistas de que uma autópsia por tomografia computadorizada oferece exactamente a mesma informação que uma autópsia tradicional", referiu Sarah Saundres, líder do estudo. Existem várias técnicas alternativas de autópsia a serem testadas em diferentes partes do mundo, mas “o método da Universidade de Leicester é mais rápido e barato”, concluiu.

fonte: Revista ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário