quarta-feira, 6 de julho de 2011

A osteoporose

A osteoporose

Osteoporose significa literalmente ‘poros nos ossos’; á doença se caracteriza por uma diminuição absoluta e global da quantidade de tecido ósseo, ficando abaixo daquela requerida para o suporte mecânica da atividade normal do indivíduo.

Esta doença causa enfraquecimento dos ossos a ponto da pessoa sofrer fraturas com facilidade haja vista que seus ossos ficam sensíveis a qualquer esforço, podendo ocorrer, inclusive, fraturas espontâneas.
Composição óssea

Durante toda a nossa vida, nossos ossos passam por um processo que chamamos de remodelação óssea . Células chamadas osteoclásticas atuam reabsorvendo o osso, criando túneis na camada mais externa (cortical), formando lacunas na camada mais interna (trabecular).

Esse processo dura de uma a três semanas; os osteoclastos desaparecem e são substituídos pelos osteoblastos, que preenchem novamente os túneis e as lacunas. Esse período dura de três a quatro meses e segue-se um período de descanso. Esse processo é contínuo por toda nossa vida.

A mesma quantidade reabsorvida é resposta até a idade de 35 anos, quando atingimos o pico da massa óssea. Daí a atuação dos osteoclastos é em maior quantidade e mais intensa, os osteoblastos não conseguem repor a mesma quantidade, com isso, a camada trabecular vai se tornando mais porosa e a cortical mais fina, facilitando fraturas
Fatores de risco

São fatores de risco os itens abaixo:

a) Ser mulher – A mulher possui menos quantidade de massa óssea que os homens.

b) Baixa massa óssea e muscular

c) Raça branca ou asiática – Comparadas à raça negra, vê-se diferenças nas escalas de 6 a 13% menos de massa óssea.

d) Histórico familiar – Maior probabilidade de se adquirir a doença devido ao fator genético.

e) Doenças renais crônicas – Causam maior excreção de cálcio pelos rins.

f) Uso de medicamentos – Corticóides, anticonvulsivos e hormônio para tireóide.

g) Menopausa ou Andropausa precoce( natural ou histerectomia) – Perda do hormônio estrogênio (para o sexo feminino) e testosterona (para o sexo masculino) e aumento da atuação dos osteoclastos reabsorvendo o osso.

h) Alcoolismo e fumo – Impedem a absorção de cálcio pelo organismo.

i) Alimentação com baixo teor de cálcio.

j) Vida sedentária

k) Nuliparidade
Formas de prevenção

· Alimentação rica em cálcio

· Ingestão de vitamina D (Ajuda na absorção de cálcio)

· Exercício físico (Aumento da massa óssea e muscular)

· Reposição hormonal

· Uso de biofosfatos.
O problema também é deles – a osteoporose no sexo masculino

Assim como as mulheres, os homens também são vulneráveis à osteoporose, que se desenvolve de forma semelhante, porém, anos mais tarde. Em cada oito homens no Brasil, um tem o problema depois dos 65 anos de idade (os hormônios como a testosterona, que entre outras coisas impede o desgaste óssea tem suas taxas reduzidas com a idade).Fatores diversos como o fumo e o álcool em excesso também são fatores importantes que contribuem para ocorrência desta doença.



Fonte:http://dicasderadiologia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário